Na manhã desta quarta-feira, 26, a Polícia Penal (PP), por meio da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), em operação conjunta com o 3º Batalhão da Polícia Militar de Pedro Afonso (3º BPM), cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem monitorado por tornozeleira eletrônica, por descumprimento reiterado de medidas cautelares impostas judicialmente.
O investigado já se encontrava em liberdade provisória, mediante cumprimento de medidas alternativas à prisão, incluindo recolhimento domiciliar noturno e limitação de circulação em zona monitorada. No entanto, relatórios oficiais da CMEP registraram que ele desrespeitou as condições estabelecidas entre os dias 3 e 5 de junho, e novamente em 7 de junho, sem apresentar qualquer justificativa.
Diante dos reiterados descumprimentos, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) solicitou à Justiça a decretação da prisão preventiva, medida acolhida pela juíza da 1ª Vara Criminal de Pedro Afonso, que destacou que o comportamento do investigado representa risco à ordem pública e à aplicação da lei penal.
Após a emissão do mandado, o homem foi capturado e conduzido à Delegacia de Polícia (DP) de Pedro Afonso, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A PP reforçou, por meio de nota, que as ações de fiscalização do cumprimento de medidas cautelares e mandados de prisão serão mantidas de forma permanente, como forma de garantir a segurança, legalidade e ordem pública no Tocantins.
