Na manhã desta quinta-feira, 28, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 46,08 m³ de madeira nativa serrada transportados ilegalmente, no município de Aguiarnópolis, no norte do Tocantins.
Em procedimento de fiscalização, na BR-230, foi dada ordem de parada a um caminhão, do tipo carreta, que tinha como origem o município de Goianésia (PA) com destino a cidade de Jupi (PE), conduzido por um homem, de 36 anos. Durante inspeção minuciosa, foi verificado o transporte de 46,08 m³ de madeira nativa (serrada).
A equipe procedeu à retirada de amostras da madeira para identificar o material transportado, ao que foi verificado que uma certa quantidade de peças (essências) não estavam de acordo com a Guia Florestal. Foi caracterizada a não declaração da espécie e, por conseguinte, a invalidade da documentação ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Diante das informações obtidas, foi constatado, a princípio, o crime de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. A ocorrência foi encaminhada ao órgão ambiental competente para as medidas legais cabíveis.