Na tarde desta terça-feira, 22, a Polícia Militar, por meio da equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) apreendeu madeira ilegal transportada ilegalmente na TO-373, no município de Alvorada. Homem de 45 anos foi autuado no valor de R$ 12.300,00.
Durante apoio à AGETO (Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura) e à SEFAZ (Secretaria da Fazenda), a 3ª Companhia Operacional do BPMRED abordou um homem enquanto conduzia um caminhão trator, com um semirreboque transportando madeira serrada.
Na fiscalização foram identificadas diversas irregularidades na documentação fiscal da carga. Entre os problemas encontrados o itinerário descrito na Guia Florestal estava divergente do local da abordagem; o nome do condutor e a placa do veículo não correspondiam às informações especificadas na Guia Florestal.
Após consulta ao site do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e leitura do QR Code da Guia Florestal apresentada, constatou-se que se tratava de um documento falso. O condutor afirmou aos policiais que estava apenas realizando o frete e desconhecia a falsidade documental.
Diante das irregularidades, os veículos e a carga de madeira foram apreendidos e levados ao pátio da Saint Car d o município de Gurupi. O suspeito foi conduzido à sede da 3ª Companhia do BPMA, onde foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 12.300,00. Posteriormente, ele foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi, onde a autoridade plantonista deu continuidade aos procedimentos.