Dois adolescentes, de 14 e 16 anos, foram apreendidos pela Polícia Civil do Tocantins (PCTO) por suspeita de cometerem um ato infracional análogo a latrocínio tentado, em Palmas. A ação foi resultado de um trabalho investigativo da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA), coordenado pela delegada titular, Danyelle Toigo.
As diligências começaram imediatamente após a polícia ser informada sobre o caso, ocorrido na última segunda-feira, 10, por volta das 10h, na quadra 804 Sul. Conforme as investigações, os adolescentes abordaram a vítima, um idoso de 77 anos, e, armados com uma faca, exigiram seus pertences. Durante a ação, um deles golpeou o homem na região abdominal. A vítima foi socorrida e levada para atendimento médico. Os jovens fugiram levando o celular do idoso.
Com o avanço das investigações, a delegada representou pela internação dos dois suspeitos no dia 12, pedido que foi deferido pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Palmas.
No dia 13, um dos adolescentes se apresentou à DECA, onde o mandado de internação foi cumprido. O outro jovem compareceu espontaneamente à Delegacia nesta sexta-feira, 14. Eles passarão por audiência de apresentação e, em seguida, serão encaminhados ao Centro de Internação Provisória (CEIP Palmas), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
A PC informou ainda que um dos envolvidos já possui passagem anterior por ato infracional análogo a furto.
A delegada Danyelle Toigo destacou que a resposta rápida das forças policiais garantiu a responsabilização dos adolescentes: “A ação imediata permitiu a apreensão dos envolvidos em um ato infracional grave, assegurando que as medidas socioeducativas previstas no ECA sejam devidamente aplicadas”, afirmou.


