Nesta quinta-feira, 23, a Polícia Federal (PF), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO), deflagrou a Operação Sol da Justiça, voltada à repressão ao tráfico de drogas na região sudeste do estado. A ação resultou na interceptação de uma aeronave que havia acabado de pousar em uma pista clandestina localizada em uma fazenda no município de Arraias.
De acordo com a PF, após o pouso, os suspeitos descarregaram uma grande quantidade de cocaína, que foi armazenada em duas caminhonetes utilizadas para dar suporte logístico ao transporte da droga. No momento da abordagem, parte do grupo tentou fugir para uma área de mata, mas acabou sendo localizada e detida pelas equipes policiais.
Ao todo, cinco pessoas foram presas, sendo três homens e duas mulheres. Além da droga e da aeronave, as forças de segurança apreenderam galões de combustível de aviação, uma pistola com numeração suprimida e diversas munições.
Todo o material apreendido e os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, em Palmas, onde foram lavrados os autos de prisão em flagrante.
A operação contou com o apoio de diversas unidades e órgãos de segurança, entre eles a Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE/DICOR/PF), a Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas da PF no Tocantins (DRE/DRPJ/SR/PF/TO), a Unidade de Inteligência da PF em Araguaína, além do BOPE, GRAER, CPE, Comando de Policiamento Regional e unidades da Polícia Militar do Tocantins (4º, 5º, 10º e 11º BPM, e 4ª CIPM).
Segundo a PF, a Operação Sol da Justiça simboliza a atuação firme e coordenada das forças de segurança na prevenção e repressão ao crime organizado. O nome faz referência ao sol, elemento marcante do Tocantins, como símbolo de luz, vigilância e ação, representando a força da justiça iluminando e desarticulando atividades criminosas ocultas.


