A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) deflagrou nesta quinta-feira, 11, a Operação “Rolezinho 244”, voltada ao enfrentamento de grupos que promoviam manobras perigosas em vias públicas, conhecidas como “grau”, e divulgavam o conteúdo em redes sociais. A ação, coordenada pela 12ª Delegacia de Polícia (12ª DP) de Augustinópolis, resultou no cumprimento de 50 mandados judiciais, sendo 20 prisões temporárias, cinco internações provisórias de adolescentes e 25 buscas domiciliares, em seis cidades da região do Bico do Papagaio.
Mais de 80 policiais civis, militares, penais e peritos participaram da operação, que teve como foco interromper práticas ilegais que colocam em risco a vida de condutores e pedestres. O delegado Jacson Wutke, responsável pela coordenação, destacou que o objetivo é “salvar vidas e restabelecer a ordem nas vias públicas”, lembrando que tais condutas já resultaram em acidentes fatais no estado.
Além das prisões e apreensões, a Justiça determinou medidas restritivas, como a suspensão de perfis em redes sociais usados para divulgar os vídeos, a proibição de criação de novas contas e a suspensão do direito de dirigir de 25 investigados por, no mínimo, 12 meses.
Segundo a PC, as investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos. Os presos foram encaminhados à Unidade Prisional de Araguatins e permanecem à disposição da Justiça.


