Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), desarticulou um ponto de venda de drogas que operava na região dos Aurenys, área conhecida por sua reincidência em delitos relacionados ao tráfico. A ação resultou na apreensão de um adolescente e na prisão em flagrante de uma mulher, apontada como responsável pelo aliciamento do menor e pelo fornecimento das substâncias ilícitas.
A abordagem ocorreu durante patrulhamento ostensivo e preventivo. Os agentes da GMP identificaram um indivíduo em atitude suspeita e procederam com a abordagem conforme os protocolos operacionais estabelecidos. Constatou-se que se tratava de um adolescente portando porções de substância análoga a entorpecente, já embaladas e prontas para a venda.
Ao aprofundarem as investigações no local, os guardas conseguiram estabelecer a conexão entre o menor e uma mulher presente nas imediações. A suspeita foi identificada como a mentora do esquema, responsável por cooptar o adolescente e lhe repassar o material ilícito, em uma estratégia deliberada para burlar a responsabilização penal direta pelo tráfico.
A atuação técnica e criteriosa da guarnição foi fundamental não apenas para interromper a atividade criminosa, mas também para reunir provas que subsidiarão a ação penal. O adolescente recebeu voz de apreensão, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), enquanto a mulher foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33 da Lei nº 11.343/06), com agravante prevista no Art. 40, inciso VI, por envolver pessoa menor de 18 anos.


