Na noite desta terça-feira, 24, véspera de Natal, a Polícia Militar (PM) apreendeu 46 motocicletas que estavam em situação irregular, e prendeu um indivíduo por direção perigosa, durante abordagem realizada em diversas áreas da Capital. Os condutores realizavam manobras perigosas com os veículos sem placa de identificação e com características adulteradas, conhecido como “grau”.
A operação “Duas Rodas” foi deflagrada após reclamações de populares sobre um grupo de motociclistas que trafegavam em comboio empinando seus veículos, realizando manobras perigosas com motos sem placa de identificação, sem faróis, e com características adulteradas. Equipes do Batalhão e do Batalhão de Choque (BPCHOQUE) realizaram bloqueios em diversos pontos da cidade, com o objetivo de inibir a prática ilícita do grupo.
A operação resultou em 46 motocicletas apreendidas, uma prisão por direção perigosa, um Termo Circunstanciado de Ocorrência e diversos indivíduos notificados por infração de trânsito. As penas associadas a este tipo de prática podem variar entre multa superior a ao valor R$2.000 cada infração, detenção de 6 meses a 3 anos, se caso resultar em lesão corporal grave a pena prevê reclusão de 3 a 6 anos e se resultar em morte pode aumentar para 5 ou 10 anos, além da apreensão e recolhimento do veículo, suspensão do documento de habilitação e até do direito de adquirir habilitação, caso o indivíduo não possua.
A Polícia Militar reforça à sociedade que este tipo de prática, além de ser infração de trânsito gravíssima, causa acidentes e pode ser configurada como crime. A atuação da PMTO contra tais práticas no trânsito visa não só garantir a ordem pública, a prevenção de acidentes e diminuir a perturbação do sossego público, mas também de coibir atividades que frequentemente estão associadas a outros crimes, como furto e tráfico de drogas, além de conscientizar sobre a importância do respeito às normas de trânsito, uso responsável dos espaços públicos, garantindo o bem-estar da população e possibilitando um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.


