Na madrugada desse domingo, 13, uma equipe policial que fazia o policiamento ostensivo das festividades alusivas ao aniversário de Tocantinia, na Praça Valperino Gomes, Centro, foi informada por uma pessoa de que um suspeito, com extensa ficha criminal, estaria efetuando disparos de arma de fogo para o alto, em uma rua adjacente ao local da festa. Com informações sobre o suspeito, a equipe se deslocou ao endereço informado, e ao fazer a aproximação avistou dois homens com as características descritas.
Estes, ao avistarem a guarnição fugiram, se dispersando em meio à multidão. A equipe continuou as diligências e logo em seguida, localizou os suspeitos em fuga em uma outra rua adjacente, desta vez, já na companhia de uma mulher. A equipe conseguiu abordar um dos suspeitos e a mulher, enquanto o outro suspeito tomou rumo incerto.
Feita a busca pessoal, foi localizado, com a mulher de 19 anos, uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 380, carregada com 8 munições e mais 4 munições avulsas do mesmo calibre intactas. O homem, 29 anos de idade, esposo da mulher, ainda resistiu à abordagem policial e assumiu ser o dono da arma de fogo e das munições.
Diante dos fatos, ambos receberam voz de prisão e foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Miracema juntamente com a arma e as munições, onde a autoridade policial ratificou o flagrante e autuou o homem pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disparo de arma de fogo em lugar habitado e resistência. Já a mulher, foi ouvida e liberada em seguida.
O homem autuado possui passagens políciais por furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Atualmente estava em liberdade, mas monitorado por tornozeleira eletrônica.